A Comissão Europeia, na sua mais recente lista, contabiliza Portugal como um dos 26 Estados-membros afetados pela contaminação de ovos com Fipronil. De acordo com o documento, citado pela Agência Lusa, apenas na Croácia e na Lituânia não foram detetados ovos contaminados.
Apesar disso, o Ministério de Agricultura garantiu esta terça-feira que não existem no mercado nacional ovos contaminados com este pesticida tóxico e que o caso reportado às autoridades europeias se refere a um português que comprou na Bélgica ovos contaminados.
À Lusa, fonte do Ministério afirmou que “em Portugal não foram produzidos ovos contaminados nem foram detetados produtos confecionados com derivados de ovos contaminados. (…) O que houve foi uma transação na Bélgica de ovos que estavam sinalizados”.
Segundo a mesma fonte, desde que surgiram as primeiras notícias sobre o assunto, em julho, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária lançou uma investigação no terreno, não tendo até agora detetado quaisquer ovos com este produto.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com