A greve dos trabalhadores da administração pública, agendada para próxima sexta-feira, 27 de outubro, deverá encerrar centenas de escolas por todo o país. “Mesmo faltando poucos funcionários, as escolas têm de fechar. Às vezes, basta faltar um para não haver condições para manter a escola aberta”, explicou ao CM o presidente da Associação Nacional de Diretores de Escolas Públicas, Filinto Lima.
Já o responsável pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, diz ao matutino que espera uma “adesão elevada” por parte dos docentes.
A Fenprof anunciou no passado dia 20 que se iria associar à paralisação nacional da função pública para defender os direitos, as carreiras, a estabilidade e os salários. A greve nacional da administração pública foi convocada a 6 de outubro pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.
No passado mês de maio, a greve nacional da função pública começou logo a ter impacto, sobretudo no setor da saúde e, de manhã, nas escolas, muitas encerradas. Perto da hora do almoço, o balanço era de uma adesão de 75% em termos gerais, e de 90% naqueles dois setores.
http://www.jornaleconomico.pt/noticias/vai-ser-uma-grande-greve-frente-comum-antecipa-paralisacao-de-sexta-feira-224995
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com