[weglot_switcher]

Há mais homens a tirar licença de parentalidade

Os dados surgem numa altura em que o Governo prepara alterações à licença exclusiva do pai.
21 Março 2017, 07h25

O número de beneficiários com prestações por parentalidade foi de 33.987 em fevereiro, valor inferior em 1,5% em relação ao mês anterior e em 3,7% face a fevereiro de 2016.

Segundo as estatísticas mensais da Segurança Social, apesar do sexo feminino manter a predominância com 23.790 mulheres a receberem a prestação (70% do total de beneficiários), verificou-se um aumento entre o sexo masculino (5,8%), com 10.197 homens beneficiários, em fevereiro.

Por sua vez, o número de mulheres com prestações por parentalidade, comparando com janeiro, sofreu um decréscimo de 4,4%, mostram os dados.

Os dados surgem numa altura em que o Governo prepara alterações aos direitos de parentalidade do pai. Na semana passada, a secretária de Estado da Igualdade, Catarina Marcelino, anunciou que o Executivo pretende alargar a licença exclusiva do pai em uma semana, passando para quatro semanas (ou 20 dias úteis).

Questionada pelo Jornal Económico sobre a medida, fonte oficial do gabinete do ministro-adjunto disse apenas que “o Governo vai apresentar até 1 de maio as iniciativas legislativas de combate à disparidade salarial e de alargamento dos direitos de parentalidade do pai, em linha com o compromisso assumido no Programa do Governo”.

As iniciativas serão discutidas com os parceiros sociais e inserem-se na Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas, adiantou a mesma fonte.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.