[weglot_switcher]

Haitong estima subida de 49% nos lucros da Galp no terceiro trimestre

O banco de investimento sublinhou que a petrolífera está a beneficiar da evolução positiva da refinação e exploração, bem como da produção de petróleo e gás natural.
18 Outubro 2017, 20h59

Os lucros da Galp poderão ter aumentado 49% para 171 milhões de euros, no terceiro trimestre do ano e em comparação com o mesmo período de 2016, segundo as contas do Haitong. O banco de investimento sublinhou, numa nota de research publicada esta quarta-feira, que a petrolífera está a beneficiar da evolução positiva da refinação e exploração, bem como da produção de petróleo e gás natural.

O EBITDA – lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações – deverá ter subido 3% para 490 milhões de euro. Nos primeiros três trimestres do ano, o Haitong antevê que os lucros da Galp tenham aumentado 17% para 421,1 milhões de euros e que o EBITDA tenha aumentado 36% para 1.381 milhões de euros.

“No geral, o desempenho subjacente tanto da refinação como do marketing devem melhorar acentuadamente a partir do segundo trimestre, mas deverá ser compensado pelos contratos de hedge da Galp e por uma contribuição negativa dos efeitos do tempo e, portanto, o R&M [refining and marketing] deverá ter um contributo estável”, refere a nota do Haitong.

No upstream, o banco de investimento sublinha o aumento da produção e do preço do barril de Brent. A petrolífera vai apresentar resultados a 30 de outubro, depois de ter anunciado esta segunda-feira que subiu a produção média por dia em todas as operações para 92 mil barris.

No Brasil, a produção net entitlement (líquida de custos com direitos de exploração pagos aos estados) disparou 35,2% no terceiro trimestre, em termos homólogos, para uma média diária de 86,8 mil barris de crude por dia, segundo o trading update trimestral.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.