[weglot_switcher]

Indústria automóvel é ainda maior do que se pensava, valendo 5,9% do PIB

Um estudo, que será apresentado esta segunda-feira, em Leiria, defende que o setor automóvel vale 11 mil milhões de euros do PIB português e que há espaço para mais um fabricante em Portugal.
15 Janeiro 2018, 09h58

O setor automóvel já vale 5,9% do produto interno bruto (PIB) português e emprega 72 mil pessoas. Um estudo avaliou o peso de toda a cadeia de valor do setor automóvel na economia e contabilizou em 11 mil milhões de euros o volume de negócios de 900 empresas, noticia o “Diário de Notícias” esta segunda-feira.

De acordo com um estudo feito pela consultora Deloitte para a Mobinov – Associação do Cluster Automóvel, que será apresentado esta segunda-feira, em Leiria, na conferência Indústria Automóvel: elevância e tendências de futuro, o setor automóvel é maior do que tem sido considerado.

Os quatro fabricantes automóveis presentes em Portugal (Autoeuropa, PSA, Mitsubishi e Toyota Caetano) envolvem 900 empresas fornecedoras de um setor cuja atividade, em 2016, valeu perto de 11 mil milhões de euros, o que corresponde a 5,9% do PIB. Os construtores responsáveis pela exportação de 85% da produção automóvel, que equivale a 20% dos bens transacionáveis vendidos por Portugal, são uma “pequena fatia” de um negócio que vale dois mil milhões de euros. O estudo da Mobinov aponta que há espaço para mais um fabricante, pelo menos.

“O setor nunca tinha sido medido desta forma, considerando não só os fabricante ou fornecedores de primeir alinha, mas tmbém os produtores têxteis, de moldes e ferramentas, os modificadores de veículos, revelando um setor muito heterogéneo e transversal com um efeito multiplicador na economia potuguesa, explicou o presidente da Mobinov, José Couto, ao “Diário de Notícias”.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.