[weglot_switcher]

Investimento imobiliário no Centro Histórico do Porto cresceu 64%

Em 2016, foram transacionados 513 imóveis no Centro Histórico do Porto, num total de 154 milhões de euros, um volume que apresenta um crescimento de 64% face ao investimento registado no ano anterior.
3 Maio 2017, 07h20

De acordo com a Confidencial Imobiliário, o 2º semestre do ano foi o que mais contribuiu para este resultado, com um volume transacionado de 97,2 milhões de euros, o resultado semestral mais elevado desde 2007. No 1º semestre de 2016, as transações de imóveis nesta zona totalizaram 57 milhões, recuando face aos 68,8 milhões registados no semestre anterior.

O estudo refere ainda que os preços dos imóveis no Centro Histórico do Porto também continuaram a sua trajetória de valorização, apresentando em 2016 uma subida de 12,9% face ao ano anterior, apurou a Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços do Centro Histórico do Porto. Com exceção de 2014, o crescimento anual dos preços mantém-se a dois dígitos desde 2012 e só nos últimos três anos, os preços apresentaram uma valorização acumulada de 48%.

Em resultado da forte procura por investimento, o Centro Histórico do Porto tem registado uma valorização mais acentuada do que o mercado do Porto como um todo, onde os preços da habitação subiram 1,8% em 2016 face a 2015, com a valorização acumulada dos últimos três anos a fixar-se em 12%.

De referiri que a monitorização da dinâmica de investimento no Centro Histórico do Porto é realizada pela Confidencial Imobiliário, em parceria com a Porto Vivo, SRU, tendo por base as comunicações de transações realizadas pelos proprietários, no contexto do direito legal de preferência de que esta instituição goza na respetiva Área de Reabilitação Urbana (ARU).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.