O dirigente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, já saiu de Pyongyang em direção ao local onde se vai reunir hoje com o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, informou a agência noticiosa da Coreia do Norte.
No despacho da KCNA adiantou-se que Kim vai discutir, “de coração aberto”, com Moon, “todas as questões relacionadas com a melhoria das relações inter-coreanas e a realização da paz, prosperidade e reunificação da península coreana”.
A notícia considerou a cimeira de hoje como “histórica” e especificou-se que vai decorrer no lado sul da Zona Desmilitarizada.
Ainda segundo a KCNA, depois das conversações, Kim vai plantar uma árvore com Moon, para assinalar o encontro, divulgar os resultados e participar no jantar organizado pelo dirigente sul-coreano, antes de regressar a Pyongyang.
A Coreia do Sul também divulgou detalhes do encontro, que vai ser o terceiro inter-coreano a decorrer na vila fronteiriça de Panmunjom desde a guerra entre as duas Coreias, 1953.
As conversações devem centrar-se no programa nuclear norte-coreano.
O chefe de gabinete de Moon, Im Jong-seok, avançou que Moon vai receber Kim à fronteira, após o que inspecionarão uma guarda de honra e começarão as conversações.
A árvore a plantar, pormenorizou Im, é um pinheiro e a terra em que o será veio dos dois países.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com