[weglot_switcher]

Macron avisa que excedente comercial alemão prejudica a zona euro

O candidato centrista às presidenciais francesas alertou que é necessário um maior equilíbrio entre as economias dos Estados-membros.
17 Abril 2017, 09h04

Emmanuel Macron, candidato independente e centrista que as sondagens indicam irá passar à segunda volta das presidenciais francesas no próximo domingo, alertou que o elevado excedente comercial da Alemanha penaliza a economia da zona euro e que tem de haver maior equilíbrio entre os Estados-membros.

“A Alemanha beneficia dos desequilíbrios que existem dentro da zona euro e consegue ter excedentes comerciais muito altos”, sublinhou Macron, numa entrevista ao alemão Funke Mediengruppe e ao jornal francês Ouest-France. “Isso não é bom nem para a Alemanha nem para a economia da zona euro, tem de haver um reequilíbrio”.

O crescente superavit comercial alemão tem criado receios, não só na Europa mas também na economia global, após ter batido recordes em 2016. O principal conselheiro comercial do presidente americano Donald Trump acusou recentemente a Alemanha de se aproveitar de um euro “muito desvalorizado”.

Macron está, segundo as sondagens, empatado nas intenções de voto dos franceses com Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.