O Governo e os sindicatos iniciam esta quinta-feira as negociações sobre o descongelamento da carreira dos trabalhadores da função pública. Mais de 16 mil funcionários públicos (16.100) vão ter um duplo aumento salarial, uma vez que têm direito a duas progressões, escreve o Correio da Manhã.
A medida vai custar aos cofres estatais cerca de 16 milhões de euros e vai abranger 31 carreiras (Polícia de Segurança Pública, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, docentes universitários, médicos, técnicos…) onde há trabalhadores com o direito à tal dupla progressão, segundo o relatório sobre o impacto do descongelamento das carreiras, a partir do próximo ano, citado pelo CM.
Desse montante total de 16 milhões de euros, quase 14 milhões de euros são destinados a cobrir as despesas com a subida salarial dos membros da Polícia de Segurança Pública, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana e docentes universitários.
O modelo de progressões dos funcionários públicos ainda não está terminado mas o Governo português pondera não dar prioridade às carreiras que tiveram aumentos de ordenado nos últimos anos, apurou o Jornal de Negócios.
De acordo com o diário, para o próximo Orçamento do Estado (OE2018), o descongelamento de carreiras na função pública vai beneficiar quem nunca foi aumentado. O Executivo estará a desenvolver um modelo faseado para permitir descongelar as progressões ao longo dos próximos anos, já se consciencializou sobre a realidade nos vários ministérios e tem 200 milhões de euros disponíveis.
“Próximo passo, para o próximo ano: descongelamento das carreiras na função pública que não tenham sido objeto de nenhum tipo de descongelamento, sejam carreiras gerais ou especiais”, havia anteriormente dito o primeiro-ministro, António Costa, numa entrevista ao Expresso.
http://www.jornaleconomico.pt/noticias/tribunal-pode-chumbar-descongelamento-faseado-das-progressoes-na-funcao-publica-207264
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com