[weglot_switcher]

México não vai pagar “Grande Muralha” de Trump

Polémico muro que Donald Trump anunciou querer construir entre os EUA e o México continua a melindrar as relações entre os dois países.
10 Janeiro 2017, 18h24

Luis Videgaray, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros do México, disse que não pagará pelo muro que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prometeu construir na fronteira sul dos EUA para impedir a entrada de imigrantes ilegais.

“Não há como isso acontecer”, advertiu Videgaray, em entrevista à televisão mexicana, citado pela Bloomberg. O ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano recusou-se a aceitar a ideia de Trump, anunciada na sexta-feira, que o México recompensaria os Estados Unidos pela construção do muro. 

“Não existem circunstâncias, nem mesmo o melhor acordo comercial possível, os investimentos ou o apoio que justificaria dar um passo que violaria a dignidade dos mexicanos a tal ponto”, defendeu na mesma entrevista. 

Durante a campanha presidencial em junho de 2015, Trump acusou o México de enviar violadores e traficantes de drogas pela fronteira para os Estados Unidos. No final de agosto, o agora Ministro dos Negócios Estrangeiros teve um papel fundamental na visita do presidente americano eleito à Cidade do México – que teve efeitos negativos na popularidade do presidente Enrique Pena Nieto. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.