[weglot_switcher]

Missão secreta realizada: avião espacial americano esteve dois anos em órbita (e ninguém sabe o que andou a fazer)

A Força Aérea norte-americana tem dois aviões espaciais do género que estão a ser usados num programa secreto, cujos custos são confidenciais, segundo a Reuters.
8 Maio 2017, 11h37

O avião espacial norte-americano X-37B aterrou no domingo na no Centro Espacial Kenny da NASA, na Florida, depois de dois anos numa missão secreta e experimental. A aeronave construída pela Boeing tinha partido da Cape Canaveral Air Force Station a maio de 2015, segundo informações da Força Aérea dos EUA, citada pela Reuters.

O X-37B que aterrou este domingo parece-se com um pequeno shuttle espacial e é um dos dois modelos na Força Aérea norte-americana. A missão experimental durou mais de 700 dias em órbita, tendo sido a quarta e mais longa missão do género, integrada no programa secreto gerido pelo Air Force Rapid Capabilities Office.

A missão consiste em testes de “redução de risco, experimentação e desenvolvimento de operações para tecnologias de reutilização de veículos espaciais”, referiu a Força Aérea em comunicado. Em declarações à Reuters, a Fundação por um Mundo Seguro defende que os testes com o X-37B sugerem o uso de hardware relacionado com os serviços secretos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.