Agência de notação financeira dava à República Portuguesa um rating de Ba1 com perspetiva estável. Classificação mantém-se.
Estava previsto para esta sexta-feira, dia 13, uma nova avaliação da Moody’s, seguindo-se novos relatórios para os dias 5 de maio e 1 de setembro, mas a Moody’s optou por não mexer hoje no rating “lixo” do país e nem publicou uma nova análise à situação nacional. Num comunicado no seu site a Moody´s fez uma revisão do calendário e dá conta dos países que não tiveram revisão de rating, ao contrário do previsto, para hoje dia 13, incluindo Portugal.
A Moody´s recentemente pôs em causa a perpectiva “estável” para Portugal por causa de vários factores, entre eles o menor rigor orçamental, a recapitalização da CGD e os riscos inerentes à tentativa de venda do Novo Banco.
Neste momento, entre as quatro agências internacionais aceites como elegíveis pelo Banco Central Europeu para avaliarem o nível de risco dos títulos emitidos por um país, apenas a DBRS atribui um rating acima do nível “lixo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com