O Professor Amílcar Sernadas, professor catedrático Distinto do Instituto Superior Técnico faleceu hoje, 7 de fevereiro. Grande vulto da Matemática contemporânea, possuidor de “uma personalidade marcante”, distinguiu-se pelas contribuições excepcionais para a “liderança académica e científica” do Instituto Superior Técnico, em várias vertentes e em particular na área da Lógica e Teoria da Computação, a área que, desde o trabalho pioneiro nos anos 30 de matemáticos como Gödel, Church e Turing fornece o fundamento matemático à informática moderna.
Em comunicado enviado às redações, o Técnico releva a importância do desaparecimento do professor Amílcar Sernadas para a Universidade de Lisboa e toda a academia portuguesa. “A sua vida institucional foi muito relevante. As suas contribuições científicas mais importantes que lhe granjearam reconhecimento mundial muito contribuíram para o desenvolvimento da ciência da computação e da engenharia informática no país, pelas suas actividades como professor, académico e cientista.”
Amílcar Sernadas nasceu a 20 de Abril de 1952, em Angola. Licenciou-se, em 1975, no Instituto Superior Técnico em Engenharia Eletrotécnica. Doutorou-se, em 1980, na Universidade de Londres em Computer Science. Fez a agregação, em 1982, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Análise Numérica e Computação. Era desde 1990 Professor Catedrático no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.
No dia 23 de Maio de 2016, na cerimónia que assinalou os 105 anos do IST, recebeu do Presidente da República, prof. Marcelo Rebelo de Sousa, o título de Professor Distinto que reconhece docentes excepcionais da instituição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com