O número de trabalhadores a receber, pelo menos, 3 mil euros líquidos mensais subiu 30% no primeiro trimestre de 2018, comparativamente ao período homólogo do ano passado, para 37,5 mil pessoas, e atingiu o valor mais alto das séries do Instituto Nacional de Estatística (INE), conforme lembra o “Jornal de Notícias” desta quinta-feira.
Os cálculos apresentados no JN mostram que, ainda assim, há 870 mil funcionários precários, um valor que já só representa 21,7% do total de empregados. O número de precários está a diminuir há dois trimestres, tal como assinala o diário através dos dados do INE.
A taxa de desemprego caiu para 7,9% no primeiro trimestre do ano, menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior. Os dados divulgados esta quarta-feira pelo INE mostram que a população desempregada foi de 410,1 mil pessoas, o que corresponde a uma queda de 2,8% face aos três meses anteriores.
Em comparação com igual período do ano passado, verificou-se uma diminuição de 21,7% no número de pessoas inscritas no Centro de Emprego. Ou seja, em termos homólogos verificou-se uma diminuição de 113,8 mil desempregados. A taxa de desemprego nos três primeiros meses do ano foi a mais baixa em quase uma década.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com