[weglot_switcher]

Popularidade em queda: última sondagem foi a pior de sempre para este Governo

Apenas o PAN e o PSD melhoram a intenção de voto desde agosto. Marcelo Rebelo de Sousa continua a ser o líder político com balanço positivo.
Cristina Bernardo
8 Setembro 2017, 14h05

O Governo registou este mês a maior queda de popularidade (5,3%), desde que António Costa tomou posse, em novembro de 2015.

Tanto o PS (-0,5 pontos percentuais) como o primeiro-ministro (-0,8p.p.) perderam a confiança de alguns portugueses desde agosto, mostra o estudo de opinião da Eurosondagem para o Expresso e a SIC.

Apenas o PAN e o PSD têm um resultado positivo. O Pessoas, Animais, Natureza registou um aumento nas intenções de votos na ordem dos 0,4 pontos percentuais (p.p.), conquistando 1,5% da intenção de votos. O PSD também sofreu esta tendência positiva, com mais 0,6 pontos percentuais do que na última sondagem, agora com 28,7% de intenção dos votos dos inquiridos.

A par destes dois partidos, todos os outros sofreram perdas na popularidade. A CDU perdeu 0,3 p.p. para 7,3% e o CDS 0,1 p.p. para 6,8%. O Bloco de Esquerda manteve, com 8,4% das intenções de voto de agosto, na sondagem publicada esta sexta-feira.

Relativamente à popularidade dos políticos, Marcelo Rebelo de Sousa lidera, com uma variação positiva de 0,2 pontos percentuais, para 72%, a única variação positiva.

Pedro Passos Coelho registou a maior variação, com menos 1,2 p.p., para 38,1%. António Costa teve menos 0,8 p.p., registando assim 47,7% de popularidade entre os portugueses que foram inquiridos entre 31 de Agosto e 6 de Setembro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.