A Comissão Europeia acaba de lançar, no âmbito da conferência “Novas Perspetivas para a Inovação Social” que está decorrer em Lisboa até amanhã, dia 28, o Prémio Horizonte em Inovação Social, de 2 milhões de euros.
Segundo anunciou Carlos Moedas, comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, trata-se de um prémio financiado pelo Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE), que contempla um primeiro prémio de 1 milhão de euros e quatro segundos prémios de 250 mil euros cada, e que visa distinguir soluções de mobilidade inovadoras que permitam aos cidadãos mais velhos continuar a participar em atividades sociais e a manter a sua autonomia. sempre de forma saudável.
Nesta apresentação, o comissário reforçou ainda que, em 2060, quase um terço da população da UE vai ter mais de 65 anos. um valor que é quase o dobro da atual. Assim, em seu entender, “não temos alternativa, senão inovar agora para atender às crescentes necessidades dos cidadãos mais velhos, especialmente à necessidade de melhor mobilidade, bem como desenhar e criar soluções de mobilidade vai permitir novas oportunidades para inovadores e empreendedores sociais”.
A Comissão procura soluções que possam ser replicadas e adaptadas e que possam promover a união de inovadores, organizações da sociedade civil e setores público e privado. Os projetos têm de combinar componentes tecnológicas, sociais e comportamentais e terão de ser implementadas por um período de menos 5 meses durante o período do concurso, sendo que as propostas serão aceites até 28 de fevereiro de 2019 e podem candidatar-se todas as entidades estabelecidas na UE ou em países associados ao Horizonte 2020.
O prémio será entre no segundo trimestre de 2019.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com