[weglot_switcher]

Razia. Moody’s prevê descer rating a mais de 30 países em 2017

A agência de notação financeira prepara-se para cortar o rating a mais de três dezenas países no novo ano. Assim, 26% dos países analisados vão ver o seu rating descer.
14 Novembro 2016, 14h35

No relatório sobre a Perspetiva Global do Crédito Soberano para o próximo ano, hoje divulgado, a Moody’s diz que “a previsão de evolução [‘Outlook’, no original em inglês] dos ratings é negativa” devido à conjugação de vários fatores, entre os quais estão uma política orçamental expansionista que vai aumentar o já endividado setor público, aumento dos riscos políticos e geopolíticos e um contínuo crescimento económico baixo”.

O relatório revela que, a nível global, a Moody’s prevê rever em baixa 26% do crédito soberano avaliado em 134 países, ou seja, mais de 30 países, uma percentagem que está ao nível mais baixo desde o final de 2012, e que compara com os 17% de há um ano.

“A percentagem de países com uma Perspetiva de Evolução Estável caiu de 75%, no ano passado, para 65%, enquanto 9% têm um ‘Outlook’ positivo, semelhante aos 8% do ano passado”, lê-se no relatório enviado aos investidores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.