[weglot_switcher]

Reino Unido já tem ministra para a Solidão e redes sociais reagem com sarcasmo

Problema afeta mais de nove milhões de pessoas. Utilizadores do Twitter reagem à notícia de forma sarcástica.
Parliament TV handout via REUTERS
18 Janeiro 2018, 17h30

O Reino Unido tem agora uma ministra para a Solidão. O fenómeno afeta quase 14% dos 65 milhões de habitantes das ilhas britânicas e levou a primeira-ministra, Theresa May a falar num “flagelo social”.

Tracey Crouch, que é também ministra para o desporto e sociedade civil, vai acumular os cargos, com o objetivo de estabelecer uma estratégia para combater a solidão no país, problema associado a doenças como a demência, a tensão alta e mortalidade prematura.

“Para muitas pessoas, a solidão é a triste realidade da vida moderna”, disse May. “Quero enfrentar esse desafio pela nossa sociedade e para que todos nós possamos agir para combater a solidão que enfrentam os mais velhos, pelos cuidadores, por aqueles que perderam os seus entes queridos – pessoas que não têm ninguém para conversar ou partilhar os seus pensamentos e experiências”, acrescentou.

Mais de 9 milhões de pessoas dizem viver permanentemente ou frequentemente sozinhas, de uma população de 65,6 milhões, de acordo com a Cruz Vermelha Britânica. A instituição descreve a solidão e isolamento como uma “epidemia oculta”, afetando pessoas de todas as idades e em todos os momentos das suas vidas, como durante a reforma, na morte do parceiro ou na separação.

Um relatório divulgado no ano passado indicou que o impacto negativo da solidão sobre a saúde pode ser semelhante ao de fumar 15 cigarros por dia.

A nomeação segue uma recomendação de um comité criado pela deputada assassinada Jo Cox, uma legisladora do Partido Trabalhista que foi morta em 2016 por um extremista de direita, nas vésperas do referendo sobre o Brexit. O caso chocou o Reino Unido.

É a primeira vez que é nomeado um ministro para a Solidão na União Europeia e em todo o mundo, ainda que o problema seja comum em grande parte das sociedades ocidentais.

Depois do anúncio, as reacções não tardaram, e algumas foram bem sarcásticas.

 

 

 

 

https://twitter.com/Lenin2Lennon/status/953555959997255686

 

 

 

 

https://twitter.com/BootstrapCook/status/953542830198321153

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.