O banco central da Rússia vai resgatar o maior banco privado do país e oitavo maior em termos de volume de ativos, o Bank Otkritie, segundo noticia a agência Europa Press. A medida, que não deverá implicar perdas para os depositantes e detentores de dívida, deve-se aos problemas de liquidez do banco e visa que as operações continuem como normal.
O Banco da Rússia irá, assim, passar a ser o maior acionista do Bank Otkritie, através de uma injeção de fundos públicos. Os acionistas e a administração do Otkritie estarão a colaborar na operação para “assegurar a continuidade do banco e dos serviços sem interrupção”, segundo um comunicado do banco central, citado pela Bloomberg.
O resgate acontece no seguimento de uma queda no valor dos depósitos do banco, que começou em junho. Em dois meses, as perdas em depósitos terá chegado aos 611 mil milhões de rublos, equivalente a cerca de 12,5 mil milhões de euros e a 20% da folha de balanço do banco.
Este será o maior resgate de um banco privado russo desde a intervenção no Bank of Moscow, que aconteceu em 2011. “Aparentemente o Otkritie vai ser salvo a qualquer preço”, explicou o economista do Danske Bank, Vladimir Miklashevsky em entrevista à Bloomberg.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com