[weglot_switcher]

Saiba para quem vai o dinheiro da sua apólice de seguro

A apólice do seu seguro automóvel, multirriscos ou de acidentes de trabalho tem uma série de prémios que estão divididos em várias parcelas destinadas a diferentes entidades. Sabia o que está a pagar e a quem.
24 Junho 2018, 17h30

O preço da sua apólice do seu seguro automóvel, multirriscos ou de acidentes de trabalho inclui o pagamento da transferência de risco para a seguradora por eventuais sinistros; os custos de aquisição (comissão do mediador, por exemplo), de gestão e de cobrança e os custos da emissão da apólice ou da ata com as alterações realizadas a posteriori. 

A estes custos podem somar-se outros. Algumas seguradoras juntam à fatura os custos de fracionamento do prémio, que variam consoante a companhia e a forma de pagamento que escolheu (mensal, trimestral, semestral ou anual). Depois disso, juntam-se as cargas fiscais e parafiscais, que são cobradas por todas as companhias.

As principais beneficiárias das taxas cobradas pelas seguradoras são o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Fundo de Garantia Automóvel, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, e o Estado, através do Imposto de Selo.

A forma como são repartidas estas quantias não é facultada pelas seguradoras. No caso do seguro de Acidentes de Trabalho, sabe-se que 2,5% do prémio vão para o INEM e 0,15% revertem a favor do Fundo de Acidentes de Trabalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.