A agência de estatística britânica(ONS) chamou-lhe “Shrinkflation”. Ou seja, mais de 2.500 produtos diminuíram de tamanho mas mantiveram o mesmo preço. Barras de chocolate, papel higiénico, pacotes de açúcar ou embalagens de sumos de fruta estão neste lote.
A empresa que fabrica os rolos de papel higiénico, Andrex, explicou ao canal BBC que “reduzir o rolo ajudou a direcionar milhões de libras no desenvolvimento de um melhor produto”. No caso dos chocolates, os Maltesers encolheram de 121 para 103 gramas, um corte de 15%. Já os Toblerones têm menos triângulos, registando uma redução de 12%.
“O objetivo é manter o produto acessível aos consumidores”, responderam as marcas à BBC, queixando-se do aumento do preço de alguns ingredientes. No entanto, a ONS põe em causa esta teoria: o preço do açúcar atingiu o mínimo em março de 2017 e o do cacau, outro item, vem a cair desde dezembro de 2015.
A ONS desmente também que o Brexit tenha contribuído para esta situação, alertando para a subida de alguns alimentados importados. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 13 de Junho, pelo gabinete nacional de estatísticas, a taxa de inflação subiu de 2,7%, em Abril, para 2,9%, em Maio, um nível que não era alcançado desde Junho de 2013. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipavam que o crescimento dos preços se mantivesse em 2,7%.
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