[weglot_switcher]

Terra: asteróides que se aproximaram do nosso planeta

Apesar de não representarem qualquer perigo, especialistas da NASA admitem os asteróides de grandes dimensões não se aproximam frequentemente da Terra.
NASA
10 Fevereiro 2018, 10h41

A NASA, a agência espacial norte-americana, anunciou ontem a passagem um asteróide de dimensões a rondar entre os 15 e os 40 metros, a cerca de 64 mil quilómetros da Terra.

O 2018 CB, o nome com que foi baptizado, não representa qualquer perigo para o planeta Terra. Também na passada terça-feira, um outro asteróide, quase três vezes maior do que o 2018 CB, passou a 184 mil quilómetros do nosso planeta.

“Os asteróides deste tamanho não se aproximam frequentemente do nosso planeta, talvez uma ou duas vezes por ano”, apontou o especialista Paul Chodas, do Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Recorde-se que em fevereiro de 2013, um meteoro de grandes dimensões cruzou os céus da Rússia e provocou 1.200 feridos. De acordo com um estudo divulgado um ano após o incidente, o astro tinha uma potência de 500 quilotoneladas, ou seja, 30 vezes mais do que a bomba nuclear que explodiu em Hiroshima, no Japão, durante a II Guerra Mundial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.