As vendas do primeiro trimestre do ano traduziram receitas de primeira venda de 4,3 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo registaram-se acréscimos de 12,0% na quantidade e de 13,8% no valor.
Os dados mostram que o mercado externo foi o responsável por esta evolução. Com efeito, as exportações quer para os países terceiros (+39,5% em volume e +29,1% em valor) quer para os países da União Europeia (+5,9% em quantidade e +5,8% em receitas de primeira venda) aumentaram em termos homólogos.
Vendas duplicam para o continente
As vendas para o Continente também mais que duplicaram. Tendência inversa foi observada nas vendas no mercado regional quer em quantidade (-6,7%) quer em valor (-3,1%).
Nos dois mercados externos que geraram maior retorno financeiro nas vendas de Vinho Madeira – EUA e França – os crescimentos em valor foram de 60,7% e 29,9%, com os montantes transacionados de vinho “Madeira” a superarem os 696,7 milhões de euros no primeiro caso e os 639,5 milhões de euros no segundo.
Em relação à comercialização de bebidas espirituosas produzidas na RAM no ano passado, podemos referir que ultrapassou os 806 milhares de litros, observando-se um aumento de 12,2% face ao ano precedente, impulsionado pela evolução registada no “Rum da Madeira”. O valor correspondente àquela quantidade comercializada cifrou-se em 3,9 milhões de euros, +8,3% que em 2015.
Relativamente à comercialização de vinho DOP «Madeirense» registaram-se subidas face a 2015, mais concretamente de 13,1% na quantidade e de 5,8% no valor de primeira venda. Ao invés, o vinho IGP «Terras Madeirenses», observou uma quebra na quantidade comercializada (-7,9%) e no valor gerado (-4,3%).
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com