[weglot_switcher]

“Venham para Frankfurt”: Alemanha quer atrair 20 bancos estrangeiros após o Brexit

Próxima semana arranca com uma reunião de grande importância na Alemanha, com apenas um ponto na agenda: convencer 20 bancos estrangeiros a transferir parte do negócio do Reino Unido para Frankfurt.
25 Janeiro 2017, 18h53

No Brexit está a grande oportunidade da Alemanha em conseguir convencer os principais bancos estrangeiros a transferir parte do seu negócio de Londres para Frankfurt. Com esse intuito, informa a Reuters, a Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha tem uma reunião marcada com 20 bancos estrangeiros com único ponto na agenda: convencê-los de que é na capital financeira da Europa que reside o futuro da banca europeia.

Assim, as principais economias europeias movimentam-se no sentido de tirar o melhor proveito das consequências do Brexit e atrair empresas do Reino Unido para os seus países; e a economia mais poderosa da Europa não se contentará com menos do que uma “fatia de leão” desses negócios.

A Autoridade Federal de Supervisão Financeira da Alemanha já tem os dossiers preparados para explicar aos vinte bancos convidados para a reunião de segunda-feira os requisitos para transferir parte do seu negócio do Reino Unido para Frankfurt, o coração financeiro da Alemanha e uma das praças mais importantes da Europa.

Este encontro será o primeiro a realizar-se com estas características na Alemanha e, de acordo com fontes citadas pela Reuters, a reunião irá contar com a presença de representantes do Bundesbank e do BCE.

Nos últimos meses, as autoridades alemãs quiseram deixar claro que, apesar do seu interesse em atrair estes negócios, isto não irá significar a entrega de um cheque em branco às entidades que terão de cumprir condições tais como estabelecer os altos quadros em Frankfurt ou acatar rigorosos compromissos em matéria de gestão de riscos.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.