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World Summit Award: Dois projetos portugueses entre os melhores do mundo

O World Summit Award, uma iniciativa desenvolvida pela ONU, escolheu as apps City Points Cascais e o SnapCity como os grandes vencedores nacionais da edição deste ano. Estes dois projetos fazem parte do grupo dos 40 melhores projetos mundiais, selecionados de entre mais de 400 candidaturas de 90 países.
6 Novembro 2017, 16h01

Portugal voltou a destacar-se internacionalmente, pela sua capacidade de inovação e pelo impacto global das ideias empreendedoras locais, ao serem premiados pela ONU dois projectos nacionais. O World Summit Award é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas e premeia projetos que se destacam pela inovação digital e que respondem aos atuais desafios da sociedade.

Os 40 melhores projectos mundiais foram selecionados em Berlim pelo Grand Jury do World Summit Award, que integrou entre os seus membros a Diretora Executiva da APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações), Ana Gonçalves Pereira. O top 40 destacou-se como tendo as melhores práticas de inovação digital com impacto na sociedade, representando um total de 23 países, da Nigéria à Finlândia.

A City Points Cascais venceu na categoria de Government & City Engagement. Desenvolvida pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a empresa Innowave Technologies, tem por base um programa de recompensas que incentiva as boas práticas de cidadania.

À medida que o utilizador realiza atividades pré-definidas nas áreas do ambiente, cidadania, responsabilidade social e mobilidade vai obtendo pontos que, acumulados, dão direito a diferentes vouchers, que podem ser trocados por prémios que são oferecidos por uma rede de parceiros locais. Com base na gamificação e no reconhecimento das boas atitudes dos cidadãos, a app induz os participantes a assumir um papel ativo na transformação da comunidade num melhor local para viver.

A app SnapCity foi um dos vencedores na categoria Culture & Tourism. Trata-se de uma app que liga visitantes e habitantes locais através de um chat online. Depois da partilha de informação, os visitantes são convidados a dar uma gorjeta ao local, de acordo com o seu nível de satisfação.

A aplicação permite aos turistas poupar tempo e reforçar significativamente as suas experiências em viagens, enquanto os residentes podem ter acesso a um rendimento extra, ao partilharem o seu conhecimento e paixão sobre a cidade onde vivem, numa solução vantajosa para ambos.

Portugal tem vindo a marcar posição nesta iniciativa mundial, realizada no âmbito da ONU, ao longo dos últimos anos. Em 2016, a EDP:ready foi um dos vendedores do WSA mobile. Entre os benefícios de integrar o WSA, destacam-se a possibilidade de networking, acesso a redes mundiais de inovação, partilha de conhecimento com os produtores de e-conteúdos mais inovadores do mundo e possibilidades de negócio, de financiamento e de parcerias.

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