[weglot_switcher]

EUA: Yellen pede que se aprove aumento do teto da dívida para evitar “catástrofe”

A secretária do Tesouro norte-americano pediu ao Congresso que aprove “sem condições e sem esperarem pelo último momento” o aumento do teto da dívida, um assunto que tem colocado em choque os congressistas republicanos e a Casa Branca.
11 Março 2023, 20h31

A secretária do Tesouro norte-americano avisou esta sexta-feira que a economia pode colapsar caso não seja aprovado o aumento do teto da dívida federal, numa altura em que a medida tem encontrado resistência de vários republicanos no Congresso.

Janet Yellen falava ao Senado numa das suas duas audições anuais programadas, aproveitando para alertar que, na sua opinião “e de vários especialistas, um default na dívida norte-americana desencadearia uma catástrofe económica e financeira”.

O limite à dívida da maior economia do mundo está agora definido em 31,4 biliões de dólares (29,5 biliões de euros) e o aumento deste teto tem encontrado oposição de republicanos em ambas as casas do Congresso dos EUA. Em particular, os representantes republicanos pedem que sejam antecipados pagamentos do atual stock para poderem desbloquear a extensão pedida por Yellen.

“Essa não é uma solução para a questão do teto da dívida”, respondeu, pedindo uma aprovação “sem condições e sem esperarem pelo último momento”. “Priorizar pagamentos é o mesmo que não pagar os títulos de dívida quando estes vencem; […] é um default por outro nome”, continuou Yellen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.