Na noite de domingo, as autoridades reguladoras dos Estados Unidos anunciaram o encerramento do Signature Bank, um dos principais bancos da indústria de criptomoedas. Este anúncio é feito depois de decretado o fecho do Silicon Valley Bank (SVB).
Segundo o “Business Insider”, os dois bancos tinham elevadas quantias de depósitos de clientes que não eram segurados pelo Federal Deposit Insurance Corp (FDIC). O FDIC garante depósitos bancários nos Estados Unidos até 250 mil dólares de forma a evitar corridas e falências bancárias, mas o colapso do SVB e o fecho do Signature Bank levaram este sistema à rutura.
No domingo, o Tesouro dos Estados Unidos, Federal Reserve e FDIC anunciaram que todos os depositantes do SVB serão recuperados até esta segunda-feira, mas as autoridades estão a ignorar o limite do seguro, uma vez que o SVB tinha 173 mil milhões de dólares em depósitos totais e cerca de 88% não estavam cobertos. Estando a FDIC a garantir mais 150 mil milhões de dólares do que os que teria de cobrir.
A mesma estratégia está a ser aplicada ao Signature Bank, garantido que todos os depositantes sairão ilesos. A Signature Bank tinha 89 mil milhões de dólares em depósitos totais, sendo que 90% deles não são segurados pelo FDIC. O que significa que a FDIC se compromete a assumir mais 79 mil milhões de dólares.
Rich Falk-Wallace, CEO da empresa de análise de dados Arcana, afirmou que os reguladores ao garantirem “todos os depósitos no SVB e Signature, julgaram o risco de efeitos em cascata para outros bancos regionais e para a economia em geral mais significativo do que o risco moral de aumentar os limites do FDIC”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com