[weglot_switcher]

Bancos americanos têm mais de um bilião de depósitos não garantidos

A Federal Deposit Insurance Corp (FDIC) garante a cobertura de mais 150 mil milhões de dólares no SVB e mais 79 mil milhões de dólares no Signature Bank, só em depósitos que não estavam cobertos.
13 Março 2023, 12h07

Na noite de domingo, as autoridades reguladoras dos Estados Unidos anunciaram o encerramento do Signature Bank, um dos principais bancos da indústria de criptomoedas. Este anúncio é feito depois de decretado o fecho do Silicon Valley Bank (SVB).

Segundo o “Business Insider”, os dois bancos tinham elevadas quantias de depósitos de clientes que não eram segurados pelo Federal Deposit Insurance Corp (FDIC). O FDIC garante depósitos bancários nos Estados Unidos até 250 mil dólares de forma a evitar corridas e falências bancárias, mas o colapso do SVB e o fecho do Signature Bank levaram este sistema à rutura.

No domingo, o Tesouro dos Estados Unidos, Federal Reserve e FDIC anunciaram que todos os depositantes do SVB serão recuperados até esta segunda-feira, mas as autoridades estão a ignorar o limite do seguro, uma vez que o SVB tinha 173 mil milhões de dólares em depósitos totais e cerca de 88% não estavam cobertos. Estando a FDIC a garantir mais 150 mil milhões de dólares do que os que teria de cobrir.

A mesma estratégia está a ser aplicada ao Signature Bank, garantido que todos os depositantes sairão ilesos. A Signature Bank tinha 89 mil milhões de dólares em depósitos totais, sendo que 90% deles não são segurados pelo FDIC. O que significa que a FDIC se compromete a assumir mais 79 mil milhões de dólares.

Rich Falk-Wallace, CEO da empresa de análise de dados Arcana, afirmou que os reguladores ao garantirem “todos os depósitos no SVB e Signature, julgaram o risco de efeitos em cascata para outros bancos regionais e para a economia em geral mais significativo do que o risco moral de aumentar os limites do FDIC”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.