A rede social chinesa TikTok, foi multada em 15,9 milhões de dólares pelos reguladores de privacidade do Reino Unido. Em causa está a não proteção de dados das crianças que utilizam a rede social, avança o jornal “BBC”.
Uma investigação, conduzida pelo departamento de informação do Reino Unido (Information Commissioner’s Office- ICO), descobriu que a aplicação de partilha de vídeos violou a lei de proteção de dados. Segundo este departamento o incumprimento da lei ocorreu entre maio de 2018 e julho de 2020.
Esta é uma das maiores multas emitidas pelo regulador. Segundo o comissário de informação John Edwards no Reino Unido “existem leis em vigor para garantir que as crianças estão seguras tanto no mundo digital como no mundo físico. O TikTok não cumpriu essas leis”.
O comissário acrescenta ainda que em consequência das ações da rede social “cerca de um milhão de menores de 13 anos receberam acesso inapropriado à plataforma, com o TikTok a aceder e a utilizar os seus dados pessoais”.
A rede social afirma que discorda da decisão da ICO e que tem vindo a investir para impedir o acesso da plataforma a menores de 13 anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com