O líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha pediu a demissão de João Galamba, ministro das Infraestruturas, depois de ouvir a CEO da TAP no Parlamento.
“De acordo com a palavras da CEO da TAP, por iniciativa do gabinete governamental neste caso atendendo à data nenhuma duvida que se tratava do gabinete do ministro João Galamba, foi promovida uma reunião entre deputados do PS, com presença de assessores governamentais e a CEO da TAP na véspera da CEO vir a uma comissão parlamentar”, disse Rui Rocha.
Para o liberal o caso trata-se de “uma promiscuidade inaceitável”. “É uma situação de violação do principio de separação de poderes e portanto venho fazer três desafios. O primeiro é o de que o líder do PS se pronuncie imediatamente sobre esta situação. O segundo desafio é o de que o primeiro ministro venha esclarecer toda esta situação e o terceiro desafio é, atendendo a que esta informação não foi até à data negada que o sr ministro João Galamba se demita”, pediu Rui Rocha.
O presidente da IL também destacou “uma afirmação da CEO da TAP no sentido de haver um conjunto de pressões políticas muito forte que a impediram de se concentrar naquilo que seria a gestão da companhia e portanto a desviavam”.
“Há depois factos trazidos que revelam que foi pedido pelo secretário de estado de então, Hugo Mendes, que fossem alterados o momento em que parte uma avião da TAP porque eventualmente isso conviria ao sr Presidente da República”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com