[weglot_switcher]

TAP informa que S&P Global mantém ratings e perspetiva estável

No entanto, a Standard & Poor’s reviu em baixa a probabilidade de a TAP obter um apoio extraordinário do Governo Português, devido ao entendimento de que o Executivo está a considerar uma privatização da companhia.
27 Abril 2023, 22h37

A TAP informou que a agência de notação financeira S&P Global Ratings anunciou hoje a confirmação do long-term issuer credit rating da TAP em B+. Adicionalmente, também confirmou em B+ o rating das obrigações senior unsecured 2024 no montante de 375 milhões de euros.

O outlook de ambos os ratings é estável. O stand-alone credit profile (SCAP) da TAP foi revisto em alta de B- para B, devido ao forte desempenho operacional e à perspetiva de uma redução significativa do endividamento.

No entanto, a Standard & Poor’s reviu em baixa a probabilidade de a TAP obter um apoio extraordinário do Governo Português, devido ao entendimento de que o Governo está a considerar uma privatização da companhia, “significando uma subida de apenas um notch no stand-alone credit profile (SCAP), em vez de dois notchs anteriores, mantendo-se por isso o rating anterior”.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira uma resolução que mandata o Ministério das Finanças e a Parpública para a realização de duas avaliações financeiras ao valor da TAP, a serem feitas por entidades independentes, anunciou o ministro das Finanças, Fernando Medina. Estas avaliações são “obrigatórias por lei” e são prévias ao processo de privatização da companhia.

O ministro espera que em julho as avaliações já estejam concluídas. “A expectativa que temos é que o Governo possa aprovar o decreto-lei que inicia o processo de privatização da TAP antes do verão”, afirmou Fernando Medina.

A TAP tem a Evercore escolhida pela anterior administração a trabalhar na assessoria da privatização e ficou a saber-se na Comissão Parlamentar de Inquérito que é sem contrato há nove meses.

A escolha das Finanças deverá recair sobre outras empresas de assessoria financeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.