O Presidente da República deixou claro ao primeiro-ministro que o ministro das Infraestruturas, João Galamba, não tem condições para se manter no cargo depois da polémica demissão do seu adjunto, Frederico Pinheiro, avança o “Expresso”.
A publicação adianta que Marcelo Rebelo de Sousa falou com António Costa ao telefone no sábado, dado que o recurso ao SIS (após o ministro João Galamba ter alegado que o seu adjunto roubou um computador com informação classificada) coloca em causa a credibilidade do Estado.
O primeiro-ministro só vai falar com João Galamba esta terça-feira, uma vez que se encontrou fora do país durante até segunda-feira, mas já mostrou que a sua opinião está sincronizada com a do Presidente da República. Marcelo garante que o caso é “particularmente sensível” e tem “relevância nacional”, enquanto Costa assume que “o que se passou é inadmissível”.
O telefonema entre Marcelo e Costa aconteceu após a conferência de imprensa em que João Galamba detalhou o confronto com Frederico Pinheiro e o que levou à sua exoneração. Na mesma conferência de imprensa, o ministro das Infraestruturas revelou ter sido o próprio a informar o SIS (serviços secretos) para o alegado roubo do computador já após a demissão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com