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Icelandair apresenta proposta de aquisição pela SATA

Transportadora islandesa está interessada em adquirir 49% da companhia açoriana e foi pré-qualificada para a segunda fase do processo.
27 Julho 2018, 11h18

A Icelandair, que está actualmente a gerir a Cabo Verde Airlines, avançou com uma proposta de compra de 49% do capital da companhia aérea açoriana SATA Internacional – Azores Airlines, SA. A proposta surge depois de a Icelandair ter sido pré-qualificada na primeira fase do processo, informou esta sexta-feira a Sata Air Açores.

“A proposta vai ser agora objecto de análise aturada por parte da SATA Air Açores”, refere o curto comunicado da empresa.

Há um mês, a 26 de Junho, a transportadora aérea Loftleioir Icelandic tinha pedido mais 30 dias de prazo para preparar e apresentar uma proposta vinculativa para a compra de 49% da SATA Internacional – Azores Airlines.

Em declarações à agência Lusa, em 23 de Abril, Erlendur Svavarsson, vice-presidente da Loftleioir Icelandic, do grupo Islandair, tinha dito que a operadora ainda não tinha decidido se iria entrar na segunda fase do processo de alienação da transportadora aérea açoriana.

O grupo SATA anunciou em 17 de Abril que a Loftleioir Icelandic foi pré-qualificada para a segunda fase do processo de negociação da alienação de 49% do capital social da Azores Airlines.

Segundo o grupo, ficou pré-qualificado o único potencial comprador que apresentou manifestação de interesse na Azores Airlines.

De acordo com o caderno de encargos da alienação de capital da operadora açoriana, o futuro accionista da Azores Airlines terá que “respeitar obrigatoriamente” a manutenção do plano de renovação da frota iniciado com o A321 NEO.

O candidato terá ainda de promover o “cumprimento da operação aérea regular mínima”, sendo que esta contempla as ligações entre o continente e os Açores, nomeadamente as rotas liberalizadas entre Ponta Delgada e Lisboa, Ponta Delgada e Porto, Terceira e Lisboa, e Terceira e Porto.

Este interessado tem ainda de assegurar as ligações de obrigação de serviço público entre Lisboa e Horta, Lisboa e Pico, Lisboa e Santa Maria, Ponta Delgada e Funchal, bem como a ligação de Ponta Delgada com Frankfurt, a par das rotas a partir da Terceira e Ponta Delgada com Boston e Oakland, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá.

O comprador deve também manter a identidade empresarial, a autonomia da operadora, a denominação social e a marca Azores Airlines, entre outros elementos de identificação, a par de um contributo para a empregabilidade local.

O capital social do grupo SATA é detido por um único accionista, a Região Autónoma dos Açores.

 

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