[weglot_switcher]

Crescimento económico em 2023 deve chegar a 3%, diz secretário de Estado

A taxa prevista fica bastante acima das expetativas existentes. Pedro Cilínio fez saber ainda que estão por assinar seis contratos de apoios do PRR, com apoios na ordem de 400 milhões de euros.
11 Junho 2023, 13h21

O crescimento económico deve chegar este ano aos 3%, de acordo com o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio. O valor significaria superar largamente as estimativas feitas até à data, nomeadamente a da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), fixada em 2,5%.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o responsável abordou também o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do qual, nas agendas mobilizadoras para a Inovação, já foram assinados mais três contratos, com a Volkswagen (desenvolvimento de um novo veículo híbrido), a Continental (mobilidade elétrica) e a Ascenza Agro (fertilizantes).

Assim sendo, ficam a faltar seis contratos, cujos apoios totalizam um valor na ordem de 400 milhões de euros, referiu o secretário de Estado, que não quis revelar os líderes dos consórcios com quem se procura chegar a acordo.

Destes, cinco deverão ser assinados até ao final de junho. A exceção é o da Galp, que tem em vista a construção de baterias de lítio e que deverá demorar mais tempo, em resultado dos regulamentos europeus sobre as ajudas de Estado.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.