O crescimento económico deve chegar este ano aos 3%, de acordo com o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio. O valor significaria superar largamente as estimativas feitas até à data, nomeadamente a da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), fixada em 2,5%.
Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o responsável abordou também o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do qual, nas agendas mobilizadoras para a Inovação, já foram assinados mais três contratos, com a Volkswagen (desenvolvimento de um novo veículo híbrido), a Continental (mobilidade elétrica) e a Ascenza Agro (fertilizantes).
Assim sendo, ficam a faltar seis contratos, cujos apoios totalizam um valor na ordem de 400 milhões de euros, referiu o secretário de Estado, que não quis revelar os líderes dos consórcios com quem se procura chegar a acordo.
Destes, cinco deverão ser assinados até ao final de junho. A exceção é o da Galp, que tem em vista a construção de baterias de lítio e que deverá demorar mais tempo, em resultado dos regulamentos europeus sobre as ajudas de Estado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com