[weglot_switcher]

EDP Renováveis fecha acordo com Google para vender energia nos Países Baixos (com áudio)

O portfólio solar fotovoltaico de 40 MWac está localizado nos Países Baixos.
8 – EDP Renováveis
14 Junho 2023, 07h38

A EDP, através da EDP Renováveis, assinou contrato com a Google para vender energia renovável produzida nos Países Baixos. De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Power Purchase Agreement (PPA) foi assinado por 15 anos.

Segundo a informação, trata-se de um portfólio de 40 MWac (49 MWdc) de quatro projetos solares fotovoltaicos nos Países Baixos. Os mesmos estão previstos iniciar operações em 2023 e 2024.

No mesmo comunicado, a EDP informa que se trata de dois projetos no município de Berkelland, que já se encontram em construção, outro em Lochem e outro em Smallingerland. “Este acordo, assegurado através da Kronos Solar EDP, marca o primeiro PPA assegurado pela EDP nos Países Baixos”.

A EDP lembra que os Países Baixos “têm objetivos ambiciosos em termos de energias renováveis, com o objetivo de reduzir 55% das emissões de CO2 até 2030 (vs. 25% definidos em 2020) através da expansão da capacidade eólica onshore para 7,5-8,5 GW até 2030, da expansão solar fotovoltaica para 27 GW até 2030 e aumentando o objetivo de capacidade eólica offshore instalada de 11 GW para 21 GW. Os Países Baixos também traçaram o objetivo de que, até 2030, 75% da sua eletricidade total seja renovável”.

Com este acordo traçado com a Google, a EDP assegura “cerca de 52% dos seus 17 GW de capacidade adicional total estabelecidos para a EDP Renováveis para o período de 2023-2026”.

“O sucesso da EDP em assegurar novos PPAs reforça o seu perfil de baixo-risco e estratégia de crescimento baseado no desenvolvimento de projetos competitivos e com visibilidade de longo- prazo, promovendo a aceleração da transição energética e a descarbonização da economia”, indica a empresa à CMVM.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.