A Tesla domina isolada, e bem distanciada, as vendas de carros elétricos em Portugal. Se o mercado nacional fosse a Tour de France, poderia-se dizer que a marca norte-americana segue em fuga, isolada com o pelotão a ficar (muito) para trás.
A empresa vendeu mais de 4.100 automóveis no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 290% face a período homólogo, quase 25% do mercado nacional. Recorde-se que a empresa anunciou duas descidas nos preços este ano, com o objetivo de ser mais competitiva face às novas marcas chinesas. As descidas pressionaram as margens de lucro da companhia, mas podem estar a dar resultado com o aumento da escala de vendas.
À distância, surge a Volkswagen com cerca de 1.350 unidades (mais 800%), revelando que a aposta da marca alemã na eletrificação está a dar resultado.
O pódio é fechado pela Peugeot, quase 1.350 unidades, mais 76% face a 2022, segundo os dados hoje divulgados pela ACAP.
Destaque para a Mercedes-Benz, que fecha as marcas com vendas acima de mil unidades. A marca alemã cresceu 140% este ano.
O mercado de veículos 100% elétricos cresceu mais de 120% este ano para um total de 46 mil unidades.
Destaque para as novas marcas que entraram recentemente no mercado nacional: as chinesas BYD e Aiways. A primeira vendeu 67 unidades este ano, com a segunda a vender 133 (mais 154%). Já a também chinesas MG vendeu 323 unidades (mais 707%). Já a Polestar, detida pela Volvo, vendeu um total de 142 unidades, mais 1.320%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com