[weglot_switcher]

Sabe como encerrar uma conta bancária? Descubra mais connosco

Para encerrar a sua conta não pode ter o saldo negativo, créditos associados e débitos diretos associados.
17 Julho 2023, 16h30

Se pretende encerrar a sua conta bancária saiba que tem direito a fazê-lo a qualquer altura, desde comunique a situação por escrito ao seu banco, identificando o motivo da sua decisão. Depois, deve entregar a carta diretamente no balcão ou enviar por carta registada com aviso de receção, sendo que deve guardar sempre uma prova da entrega, além de que a carta deve ser assinada por todos os titulares da conta, independentemente do tipo de conta.

Tenha atenção que se quiser encerrar a sua conta por discordar das comissões que lhe vão passar a cobrar ou quanto a qualquer outra alteração relativamente às condições da sua conta, poderá pedir o encerramento imediato, antes da entrada em vigor das alterações que o incomodam. Porém, se a sua decisão estiver relacionada com outro motivo terá de cumprir o pré-aviso que a maioria dos bancos exige, isto é, o prazo que consta das condições gerais de conta e que nunca poderá ser superior a 30 dias.

Para encerrar a sua conta não pode ter o saldo negativo, créditos associados e débitos diretos associados. Assim, se tem dinheiro na sua conta pode indicar o IBAN para que na data do fecho desejado lhe transfiram esse valor (atenção, a transferência poderá ter um custo associado). Porém, se tem créditos associados tem de os liquidar previamente.

Já quanto aos débitos diretos, troque o IBAN associado, pois a recomendação é que se assegure que as cobranças são todas feitas na nova conta que indicou, antes de encerrar a conta. Caso não o faça, estando a conta encerrada a cobrança não pode ser feita, o que lhe pode trazer problemas com o fornecedor do serviço. Não paga pelo encerramento da conta, uma vez que a cobrança de qualquer comissão por este serviço está proibida por lei. Portanto, se tentarem cobrar pelo encerramento, reclame junto do Banco de Portugal.

Por fim, guarde o pedido de encerramento de conta e o comprovativo do seu envio ou da sua entrega no balcão do banco. Se entregar os cartões e cheques ao balcão, assegure-se que lhe dão o comprovativo da entrega e certifique-se que são destruídos na sua presença.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Visite o nosso site deco.pt e siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.