[weglot_switcher]

BPI promove “Acelerador de Sustentabilidade” em Setúbal

A iniciativa “Acelerador de Sustentabilidade” é um projeto focado nas empresas e orientado para a transformação.
Cristina Bernardo
12 Julho 2023, 12h26

O  “Acelerador de Sustentabilidade”, promovido pelo BPI, vai na sua 2ª edição anual e conta com o apoio técnico da EY, da Nova SBE e da Beta-i, como parceiros nas sessões com as empresas.

Com o tema da sustentabilidade – nas dimensões ambiental, social e de governação – na agenda das empresas, o Acelerador de Sustentabilidade está a percorrer o país para debater temas estruturais como a reindustrialização, sustentabilidade nos Açores, energia, taxonomia no contexto do financiamento sustentável, governação e social, explica a instituição financeira.

“Quais os desafios da sustentabilidade? Quais as áreas prioritárias? Como financiar os investimentos? Estes e outros temas serão trabalhados em sessões de capacitação com as empresas presentes, que terão a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, contando com o apoio de representantes do BPI, da Nova SBE, da consultora de gestão EY, e da consultora de inovação Beta-i, parceiros do projeto”, revela o banco.

O BPI reúne amanhã, 13 de julho, cerca de meia centena de gestores e empresários, na Herdade do Perú (Brejos de Azeitão, concelho de Setúbal), para abordar estratégias e soluções de financiamento sustentável, em particular no setor da Energia.

A iniciativa “Acelerador de Sustentabilidade” é um projeto focado nas empresas e orientado para a transformação.

O Presidente Executivo do BPI vai analisar o atual contexto macroeconómico, as oportunidades e desafios da transição sustentável.

“A energia é um dos setores económicos que mais podem contribuir para a neutralidade climática. O Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) estabeleceu objetivos concretos para a descarbonização e a transição energética, designadamente: redução de emissões de GEE (-45% a -55% face a 2005), reforço da eficiência energética (35% de redução do consumo de energia primária), e reforço das energias renováveis (47% de renováveis no consumo final bruto de energia)”, lê-se no comunicado do BPI.

São seis eventos de aceleração, sobre seis temas, ao longo de seis meses e em seis cidades diferentes, onde são apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, todas as empresas têm a oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos, no âmbito das várias temáticas abordadas. A iniciativa tem a colabolaração do Jornal Expresso.

O BPI, no âmbito do seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024, assumiu o compromisso de atingir a meta de 4 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024. Deste total, o BPI pretende mobilizar 2 mil milhões de euros em financiamento sustentável, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação, para apoiar as empresas na transição.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.