A Rússia fez saber que cancelou o acordo de cereais estabelecido com a Ucrânia há um ano, com o propósito de proceder à exportação dos mesmos no contexto da guerra entre os dois países. Os mercados reagiram de imediato, com os preços do trigo a dispararem 3,5% imediatamente após a medida ser conhecida.
A tomada de posição foi anunciada esta segunda-feira por um porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias russa “Tass”.
“Os acordos do Mar Negro deixaram hoje de ser válidos”, informou o responsável, que explicou que a decisão resulta de que “a parte do acordo que diz respeito à Rússia não foi ainda cumprida”.
O próprio acrescentou que “assim que a parte da Rússia [no acordo] for cumprida, o lado russo vai imediatamente retomar o acordo”.
O acordo foi alcançado em julho de 2022 e foi estendido por curtos períodos de tempo ao longo dos últimos 12 meses, tendo sido agora colocado de lado. De relembrar que, antes da guerra, a Ucrânia e a Rússia representavam 25% do total de exportadores de cereais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com