O primeiro-ministro, António Costa, defendeu o crescimento económico no debate do Estado da Nação, em resposta em PSD, que acusou o PS de empobrecer o país.
“O país cresceu nestes anos dez vezes mais em média por ano do que nos quinze anos anteriores. O PIB per capita aumentou em termos reais 19, o salário mínimo 50%, o salário médio 23%. Não estamos a empobrecer, estamos a melhorar os rendimentos ao mesmo tempo que aumentamos o emprego”, disse Costa no Parlamento.
O chefe de Governo aproveitou a sua intervenção para mandar algumas críticas à oposição. “O partido do empobrecimento goste ou não é o seu porque foi o seu anterior líder que disse aqui que graças ao aumento do salário mínimo o diabo iria aparecer”.
“Foi o seu atual líder que disse aqui, quando era líder parlamentar, que com o aumento do salário mínimo que fizemos em 2016, iria ser o pai do quarto resgate do país. Pois nós temos sido os pais e as mães do maior ciclo de crescimento do país nas últimas décadas”, lembrou.
Costa assegurou que o Governo está focado “no problema”. “Não nos contentamos com as soluções e por isso a cada ano vamos procurando melhorar”, continuou.
“Exemplo é o IRS jovem. No primeiro ano de aplicação só abrangeu 10.288 jovens, no segundo ano 37.200”, revelou o primeiro-ministro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com