A vitória do Partido Popular nas eleições legislativas não deverá ter grande impacto na economia portuguesa, de acordo com a análise avançada pela corretora XTB esta segunda-feira.
As eleições de domingo em Espanha tiveram um resultado inconclusivo, com nenhum dos dois principais blocos a garantir uma maioria absoluta. Os conservadores do Partido Popular (PP) venceram as eleições, mas sem conseguir a maioria absoluta com o VOX, segundo os resultados provisórios divulgados pelo Governo.
De acordo com a previsão da XTB, “a integração económica entre os dois países não se irá alterar”. Da mesma forma, os analistas desta corretora consideram que “não se esperavam alterações noutros dossiers económicos “tais como a cooperação transfronteiriça ou a água”.
“Além de Espanha ser uma economia suficientemente estabilizada, está também enquadrada no contexto europeu, está ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência e, portanto, condicionada a nível orçamental”, destaca a XTB.
Numa nota sobre o facto do PP ter ganho as eleições deste domingo, esta corretora destaca que “um Governo mais à direita pode ser mais virado para as empresas e negócios e portanto apresentar medidas que estimulem ainda mais a economia, o que é bom para as empresas portuguesas”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com