[weglot_switcher]

Planeie a viagem e evite cartões de crédito. Dicas para aproveitar as férias sem prejudicar as finanças

Estas são algumas das dicas partilhadas pelo Doutor Finanças para usufruir de umas férias descansadas e sem problemas financeiros.
31 Julho 2023, 16h00

A empresa especializada em finanças pessoais e familiares, Doutor Finanças, partilha seis dicas para as pessoas aproveitarem as férias sem comprometerem o seu orçamento.

A primeira dica é o planeamento da viagem com antecedência e traçar um orçamento, com estas dicas é possível fugir de preços inflacionados e aproveitar promoções. O cumprimento do orçamento é um fator importante, para isso pode ajudar definir um montante máximo diário para gastar, fazendo assim uma gestão consciente do orçamento.

O Doutor Finanças aconselha a não recorrer a cartões de crédito, uma vez que tal leva a pagamentos de juros bastante elevados, o que acresce um custo bem mais alto às férias. Assim como não aconselha o uso da totalidade do subsídio de férias para o momento de descanso, em vez disso recomenda que parte deste subsídio seja aplicado para saldar dívidas ou liquidar parte delas.

A criação de um fundo de emergência é outra das dicas desta empresa, este fundo possibilita desfrutar da vida de forma mais tranquila, tendo como objetivo juntar o suficiente para cobrir todas as despesas essenciais durante um período mínimo de três a 12 meses. A última dica é para as famílias com filhos, uma vez que não se podem esquecer do regresso às aulas e dos custos inerentes.

Sérgio Cardoso, administrador do Doutor Finanças, afirma que o período das férias “é um período pelo qual as famílias anseiam e, para garantir que o impacto positivo da experiência perdura, é importante que não se cometam excessos e que o plano seja cumprido. No limite, se não gastar tudo, pode aproveitar para um fim de semana prolongado”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.