Os Países Baixos alertaram para “altos níveis de pesticidas Plonicamid” em melancias provenientes de Espanha, segundo relata o jornal “El Economista”. O sistema Europeu de Alerta rápido para alimentos e rações (Rasff) enquadrou este alerta em nível de risco classificado como “grave”, depois de confirmar a proporção de resíduos do agrotóxico nas melancias.
A flonicamida, é um composto orgânico usado como pesticida em vários insetos e que pode afetar a audição e o equilíbrio. Este composto é “utilizado no controle de mais de 40 tipos diferentes de insetos, numa ampla gama de culturas frutíferas e hortícolas”, revela a FACUA, a organização não governamental espanhola que se dedica aos direitos do consumidor.
A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (Aesan) do ministério do Consumo ainda não notificou este aviso, apesar do alerta europeu da Rasff ter sido emitido a 27 de julho.
Segundo a FACUA “a falta de informação da Rasff impossibilita que os consumidores verifiquem se compraram ou consumiram alguma destas melancias afetadas pelo excesso de pesticida”. Na opinião da organização, “esta opacidade de reconhecer ou localizar um produto não faz mais do que lançar uma suspeita sobre todas as empresas que o comercializam”.
“Consideramos necessário que estes alertas europeus incluam informações mais extensas para conhecer pelo menos a marca ou o lote afetado”, afirma a organização não governamental.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com