O presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, defendeu hoje que impor limites à atualização das rendas é “laborar em erro” e que se o Governo fizer essa opção “está a impor uma mentira”.
Em declarações à Lusa depois de hoje o INE ter divulgado que o valor provisório da inflação média sem habitação foi em agosto de 6,94% – sendo este o indicador que serve de base à atualização anual das rendas -, António Frias Marques afirmou esperar que o Governo “tenha um assomo de bom senso” e não imponha limites à subida das rendas.
“Não devemos continuar a laborar em erro, porque já vimos que este ano os efeitos [da criação de um limite] foram contraproducentes”, disse o presidente da ANP, referindo que “a prova disso” foi que “as rendas aumentaram exponencialmente” e que muitos senhorios, “assim que puderam, opuseram-se à renovação dos contratos”.
Em 2023, apesar de o coeficiente de atualização das rendas ser de 5,43%, esta foi limitada a um máximo de 2%.
António Frias Marques admite que as intenções do Governo fossem “as melhores”, mas salienta que os resultados não foram bons porque “o que não entrou pela porta, acabou por entrar pela janela”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com