[weglot_switcher]

Dona da Nokia fabrica o primeiro smartphone 5G na Europa

Antes da HMD iniciar as suas operações na Hungria, a Europa não tinha produção de smartphones em grande escala, já que empresas como a Apple e a Samsung fabricam os seus telefones na Ásia de forma a reduzir os custos.
3 Outubro 2023, 11h22

A HMD Global, uma empresa finlandesa que desenvolve os smartphones sob o nome da ‘ Nokia’, tornou-se a primeira grande empresa de smartphones a fabricar dispositivos na Europa, com o seu primeiro modelo 5G fabricado na Hungria, segundo a “Reuters”.

O CEO da HMD Global, Jean-François Baril, afirmou que “estamos entusiasmados por fabricar o Nokia XR21, o nosso smartphone 5G robusto e exclusivo”. Salientando que “estamos empenhados em investir em segurança, tecnologia e processos de fabricação que tornem os nosso dispositivos mais seguros e duradouros”.

Antes da HMD iniciar as suas operações na Hungria, a Europa não tinha produção de smartphones em grande escala, já que as empresas como a Apple e a Samsung fabricam os seus telefones na Ásia de forma a reduzir os custos.

A HMD afirmou que o primeiro modelo europeu foi concebido para clientes empresariais, alguns dos quais solicitaram segurança adicional em conjunto com os seus parceiros de segurança de tecnologias informáticas.

Em 2016 a empresa assinou um acordo de licenciamento exclusivo de dez anos com a Nokia Oyj, que já foi a maior fabricante de telefones do mundo, para fabricar smartphones e tablets da marca Nokia.

A empresa anunciou, em março, que iria começar a fabricar na União Europeia, o que tem incentivado as empresas a estabelecerem a produção em sectores-chave, como o dos semicondutores.

O novo smartphone da Nokia tem um custo de 649 euros. No entanto, existe uma edição limitada de 30 unidades da linha de produção europeia em platina fosca, que estará disponível para venda no site da empresa por 699 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.