A Biogen adquiriu a Reata Pharmaceutichals, empresa especializada no desenvolvimento de terapêuticas que regulam o metabolismo celular e a inflamação em doenças neurológicas graves, segundo o anúncio efetuado esta quarta-feira.
Esta aquisição permite que a Biogen adquira também o Skyclarys (omaveloxolona), que foi aprovado no início deste ano, nos Estados Unidos, para o tratamento da Ataxia de Friedreich. Esta é uma doença neuromuscular rara, genética, progressiva, degenerativa e debilitante, que nos Estados Unidos afeta cerca de cinco mil doentes.
A Biogen sublinha que o lançamento comercial no mercado norte-americano está em curso, “tendo sido submetidos até ao momento mais de mil pedidos de doentes para iniciarem o tratamento”. Já na União Europeia o pedido de introdução de omaveloxolona “está atualmente a ser avaliado” pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), acrescentou a empresa.
“Ao complementarmos o nosso portefólio com uma opção terapêutica numa área onde existem significativas necessidades médicas não preenchidas, acreditamos que a aquisição da Reata está alinhada com a nossa estratégia de ir ao encontro dos doentes, impulsionar o crescimento sustentável e gerar valor significativo para os acionistas”, disse o presidente e CEO da Biogen, Christopher A. Viehbacher, em comunicado.
“Com a operação agora concluída, esperamos alavancar a experiência e as competências da Biogen no domínio das doenças raras para trabalhar em conjunto com os nossos colegas da Reata como uma única equipa e levarmos o Skyclarys, aos doentes que vivem com esta doença devastadora”, acrescentou o CEO da Biogen.
A Biogen acescentou que a aquisição Reata Pharmaceuticals deve ter “um efeito ligeiramente diluidor” do lucro por ação em 2023, aproximadamente neutro em 2024, e “significativamente incremental” no início de 2025, “incluindo todos os custos associados” à transação.
“Na sequência da conclusão desta operação de aquisição, as ações de classe A da Reata deixarão de ser negociadas no Nasdaq”, acrescentou a Biogen, significando que esta empresa sairá da bolsa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com