É a segunda mega-fusão entre as petrolíferas norte-americanas no espaço de poucas semanas. A Chevron chegou a acordo para comprar a Hess por 53 mil milhões de dólares. Antes, a Exxon Mobil anunciou que iria comprar a Pioneer Natural Resources por 60 mil milhões de dólares.
A Chevron é o segundo maior produtor norte-americano de petróleo e gás, apenas atrás da Exxon. Com o negócio passa a ser parceira do seu rival nas promissoras áreas na Guiana, na América do Sul.
Com esta operação, a Chevron aumenta a sua presença em regiões menos tensas em termos geopolíticas, como o Golfo do México nos EUA e a exploração de xisto em Bakken no estado do Dakota do Norte.
Paralelamente, o acordo permite a entrada da Chevron no bloco de Stabroek na Guiana, onde será parceira da Exxon e da CNOOC, que deverá triplicar a sua produção para 1,2 milhões de barris diários em 2027.
“O acordo foca-se nos ativos de classe mundial na Guiana, que são a jóia da coroa no portefólio da Hess”, segundo os analista da Capital One.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com