Os consumidores portugueses estão a recorrer cada vez mais a encomendas pagas com pagamentos fracionados, de tal forma que se observou um disparo de 115% entre o primeiro e o terceiro trimestre, de acordo com os dados da plataforma de comparação de preços KuantoKusta, juntamente com a fintech de pagamentos FLOA.
Em causa está o mercado de “buy now, pay later”, que já terá sido utilizado por mais de dois em cada cinco consumidores europeus (43%), o que perfaz uma subida homóloga de 22%, de acordo com o mesmo estudo.
A título de exemplo, nas categorias que correspondem a tecnologia, por cada 100 euros gastos no terceiro trimestre, 36 foram pagos a prestações. O valor aumenta para os 89,94 euros se a análise se cingir aos pagamentos por consolas de videojogos. No gaming, o valor ascende a 65,86 euros (em cada 100) gastos a prestações, o que perfaz um aumento de 101,72%.
Os aumentos mais acentuados, do primeiro para o terceiro trimestre, ocorreram nas categorias que pertencem ao lifestyle. É o caso dos produtos de desporto, onde os 54,95 euros gastos (em cada 100) correspondem a um disparo de 388%. Segue-se a categoria de casa e decoração, nos 21,26 euros (+200,28%).
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