Os franceses da Mirova investiram 140 milhões de euros na portuguesa Hyperion Renewables, que conta com 370 MW ligados à rede, 270 MW destes em Portugal.
A Hyperion conta também com 640 MW que estão em fase de ready-to-build, isto é, preparados para entrar em fase de construção.
“O investimento da Mirova, através da Mirova Energy Transition 5 (MET5),1 contribuirá para a decisão estratégica da Hyperion de continuar o seu crescimento orgânico e a transição de promotora para um produtor independente de energia / Independent Power Producer (IPP) de referência com sede na Península Ibérica”, disse a Hyperion em comunicado esta terça-feira.
A Mirova pertence aos franceses da Natixis Investment Managers.
“A injeção de capital impulsionará a implantação inicial dos 3,4 GW do atual pipeline da Hyperion, composto por projetos fotovoltaicos (PV), eólicos, de armazenamento e hidrogénio verde, principalmente em Portugal, para uma estratégia holística e diversificada para acelerar a transição energética”, acrescenta.
As duas empresas já colaboram desde 2018 quando a Mirova comprou 90% da central fotovoltaica de Vale de Moura (28 MW) em Évora, com a Hyperion a manter os restantes 10%.
“Este projeto pioneiro, em funcionamento desde 2019, representou um marco importante para a Hyperion e para todo o
setor, uma vez que foi o primeiro projeto ibérico com um pool PPA (Power Purchase Agreement) de longo prazo de 10 anos, assinado com a AXPO”, pode-se ler.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com