[weglot_switcher]

Franceses da Mirova investem 140 milhões na energética lusa Hyperion

A portuguesa Hyperion conta com um pipeline de 3,4 gigawatts.
28 Novembro 2023, 10h55

Os franceses da Mirova investiram 140 milhões de euros na portuguesa Hyperion Renewables, que conta com 370 MW ligados à rede, 270 MW destes em Portugal.

A Hyperion conta também com 640 MW que estão em fase de ready-to-build, isto é, preparados para entrar em fase de construção.

“O investimento da Mirova, através da Mirova Energy Transition 5 (MET5),1 contribuirá para a decisão estratégica da Hyperion de continuar o seu crescimento orgânico e a transição de promotora para um produtor independente de energia / Independent Power Producer (IPP) de referência com sede na Península Ibérica”, disse a Hyperion em comunicado esta terça-feira.

A Mirova pertence aos franceses da Natixis Investment Managers.

“A injeção de capital impulsionará a implantação inicial dos 3,4 GW do atual pipeline da Hyperion, composto por projetos fotovoltaicos (PV), eólicos, de armazenamento e hidrogénio verde, principalmente em Portugal, para uma estratégia holística e diversificada para acelerar a transição energética”, acrescenta.

As duas empresas já colaboram desde 2018 quando a Mirova comprou 90% da central fotovoltaica de Vale de Moura (28 MW) em Évora, com a Hyperion a manter os restantes 10%.

“Este projeto pioneiro, em funcionamento desde 2019, representou um marco importante para a Hyperion e para todo o
setor, uma vez que foi o primeiro projeto ibérico com um pool PPA (Power Purchase Agreement) de longo prazo de 10 anos, assinado com a AXPO”, pode-se ler.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.