[weglot_switcher]

BPI e Fundação ”la Caixa” financiam 38 projetos para apoiar o envelhecimento

O Prémio Seniores é uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos que atuam na prevenção de situações de fragilidade e de isolamento dos mais velhos.
Cristina Bernardo
28 Novembro 2023, 18h33

A 11ª edição do Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores atribuiu 1.334 euros a 38 projetos “que visam promover a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas mais velhas”, refere o banco em comunicado.

O Prémio Seniores é uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho das entidades do terceiro sector, através do financiamento de projetos que atuam na prevenção de situações de fragilidade e de isolamento dos mais velhos,  minimizando situações de institucionalização.

“Os projetos distinguidos vão oferecer respostas sociais nas seguintes áreas prioritárias: promoção da autonomia pessoal e prevenção da fragilidade; intervenção em situações de solidão não desejada e isolamento social e digital; apoio sociossanitário e psicossocial às pessoas em situação de doença, fim de vida ou cuidados paliativos”, refere o comunicado.

As candidaturas vencedoras receberam em média mais de 34 mil euros e vão apoiar mais de 4.000 seniores em situação de vulnerabilidade. A iniciativa recebeu 196 candidaturas.

“A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas”, explica o BPI.

A seleção dos projetos vencedores foi realizada por um júri, presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.

Criado em 2013, o Prémio Seniores atribuiu, em 11 edições, mais de 8,9 milhões  a 326 projetos, beneficiando mais de 72.000 seniores em situação de vulnerabilidade.

Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

“Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. Em 2023, os quatro prémios têm uma dotação total de 4,6 milhões de euros.

Desde 2010, os Prémios entregaram cerca de 31 milhões de euros para a implementação de 996 projetos de inclusão social. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 204 mil pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.