[weglot_switcher]

EAU anunciam fundo climático superior a 27 mil milhões de euros

O objetivo passa por captar perto de 230 mil milhões de investimento até 2030, revelou o presidente do país, o Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
1 Dezembro 2023, 14h01

Mohamed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, país que recebe a cimeira sobre o clima COP28, revelou, esta sexta-feira, a criação de um fundo climático no valor de 30 mil milhões de dólares, o equivalente a mais de 27 mil milhões de euros. De acordo com o presidente daquele país árabe, o objetivo passa por captar 250 mil milhões de dólares (perto de 230 mil milhões de euros) de investimento até 2030.

O fundo, que se apresenta com a denominação ALTÉRRA, destinará 25 mil milhões de dólares, do bolo total, a estratégias climáticas e os 5 mil milhões de dólares para incentivar os fluxos de investimento para o Sul Global, isto segundo um comunicado da presidência da COP28.

De acordo com a mesma nota, “em parceria com os gestores de activos BlackRock, Brookfield e TPG, o ALTÉRRA afectou 6,5 mil milhões de dólares a fundos dedicados ao clima para investimentos em todo o mundo, incluindo no Sul Global”.

Entre os participantes na cimeira estão dezenas de líderes mundiais, incluindo os chefes de Estado da França, Japão, Reino Unido, Egito, Arábia Saudita, Qatar, Jordânia e Brasil. Estão ainda representadas multidões de ativistas, lobistas e líderes empresariais, incluindo o multimilionário Bill Gates.

Também Portugal está representado por António Costa. De acordo com o programa divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, terá uma agenda sobretudo dedicada ao financiamento da mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Para hoje, está prevista a assinatura do Acordo de Compromisso Financeiro com o Fundo Verde para o Clima, da ONU, de apoio aos países em desenvolvimento, e da adenda ao memorando sobre Reconversão da Dívida entre Portugal e Cabo Verde, que prevê a participação com 12 milhões de euros num fundo climático, um valor que se devia destinar a pagar dívida cabo-verdiana a Portugal.

O primeiro-ministro irá ainda participar num evento sobre o mesmo tema com São Tomé e Príncipe, no âmbito de um projeto nos mesmos moldes ao celebrado com Cabo Verde, e ao final do dia estará presente na cerimónia de entrega dos prémios Zayed para a sustentabilidade.

António Costa discursa na cimeira dos líderes no sábado e irá participar depois numa mesa-redonda sobre mitigação das alterações climáticas.

O primeiro-ministro chegou hoje ao Dubai, Emirados Árabes Unidos, acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Ambiente e Ação Climática, e da secretária de Estado da Energia e Clima.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.